UNIESP – João Pessoa/PB: FASER implanta Projeto Enfermeiros do Sorriso em hospital da cidade
SEXTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2013

Visando promover a experiência da alegria e da descontração para pacientes e familiares do Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa, o Grupo Enfermeiros do Sorriso, formado por alunos do projeto de extensão do Curso de Enfermagem da Faculdade Santa Emilia de Rodat - FASER, vem atuando todas as terças-feiras com o objetivo de promover a recuperação da saúde através do bom-humor e da arte.

O grupo, coordenado pela professora de Saúde da Criança e do Adolescente, Carla de Castro, já atua há 5 anos em diversos hospitais, clínicas e centros de idosos. De acordo com ela, “é extremamente gratificante ver o sorriso no rosto do paciente e saber que aquele tipo de estímulo vai lhe propiciar mais saúde e acelerar o processo de recuperação”, explicou.

Outro ponto em destaque na atuação dos Enfermeiros do Sorriso é a parte educativa, que envolve crianças e adolescentes que passam a ser tratados com bom humor e interatividade, fazendo com que os pacientes se conheçam entre si e obtenham mais força de vontade para se recuperarem. Já aos idosos o grupo procura levar palavras de afeto com uma boa conversa para promover a autoestima, o que vem dado um excelente resultado.

Ainda de acordo com Carla de Castro, o trabalho do grupo formado por 30 alunos está tendo uma alta receptividade das pessoas. “Ele é sempre desenvolvido com muito carinho e dedicação. A maior satisfação está em saber que a recuperação da saúde dos pacientes é bem mais rápida com este tipo de ação”, concluiu a coordenadora.