•  
 
 
 
 
Docente da FABI lança mais um livro
SEGUNDA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2014
 
 

O professor pós-doutor João Adalberto Campato Jr., docente da Faculdade de Birigui - FABI e editor da Revista Tema, da UNIESP, acaba de lançar mais uma importante obra pela Editora CRV: “Confederação dos Tamoios: Gênese, Retórica e Ideologia da Epopeia do Segundo Reinado”.

uniesp todas as faculdades capa de livroSegundo o próprio autor, o livro tem dois propósitos fundamentais: mostrar como a famosa epopeia de Gonçalves de Magalhães, também autor da obra que oficialmente inaugurou o Romantismo no Brasil em 1836, Suspiros Poéticos e Saudades, se vale, na estrutura e na forma, da filosofia da retórica greco-latina, e também a forma como a obra pode ser lida enaltecendo um grande projeto ideológico do Segundo Reinado Brasileiro, podendo ser considerado, por isso, dois livros em um só.

Na ação de Gonçalves de Magalhães, o autor identifica 17 situações retóricas, examinando cada uma delas com clareza e domínio conceitual, explicando-as e lançando mão de notável e rigorosa metodologia crítica para o exame da epopeia, relacionando todos os seus aspectos com a filosofia dominante no Segundo Reinado no Brasil. Assim, o professor Campato Jr. mostra o que está implícito e explícito nas linhas e nas entrelinhas, na forma e no conteúdo dessa obra, que narra aquela que é considerada a primeira revolta de índios brasileiros (os tamoios, ou seja, “os mais velhos”), ocorrida entre 1556 e 1567, contra a colonização portuguesa.

O docente já se tornou referência nos estudos sobre o tema, tendo já publicado “Retórica e Literatura: o Alencar polemista nas Cartas sobre a Confederação dos Tamoios”, pela Editora Scortecci, em 2003, e “A Confederação de Magalhães: Epopeia e Necessidade Cultural”, parte da obra organizada por Ivan Teixeira, “Épicos”, pela Edusp, em 2008.

A obra “A Confederação dos Tamoios: Gênese, Retórica e Ideologia da Epopeia do Segundo Reinado”, de João Adalberto Campato Jr, pode ser adquirida no site da Livraria Cultura.
 



 
 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco