Na UNIESP, o social é sempre o diferencial
QUARTA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2015

Muita gente pensa que a obrigação de uma instituição de ensino se limita à educação. Oferecer um ensino de qualidade, ministrado por um corpo docente qualificado e por meio de uma estrutura compatível com a quantidade de alunos que dela usufruem já é o suficiente para tornar uma escola, um colégio, uma faculdade dignos de todos os elogios.

uniesp-social-sempre-prioridadeSó que não é bem assim. Tudo o que está escrito acima torna, sim, qualquer instituição de ensino capaz de cumprir com sua função educacional – mas não com sua função social. E é por isso que a UNIESP expande suas ações também a este campo. Além de projetos próprios de inserção no Ensino Superior, como o UNIESP 100, voltados principalmente àqueles que não possuem renda suficiente para cursar uma faculdade, sempre incentivamos nossas unidades a promoverem ações que beneficiem a população local e dos arredores de onde se encontram.

Nesta última semana, por exemplo, foi com muita satisfação que vimos quatro das Instituições de Ensino Superior integrantes do grupo agirem desta forma. Em Mirassol/SP, a FAIMI tornou-se uma das principais divulgadoras do “Batalha pela Vida”, campanha de incentivo à doação de medula óssea realizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Na cidade de Bauru/SP, o IESB arrecadou entre seus alunos 240 litros de leite e os entregou a uma ONG que atende a mais de 250 crianças carentes. Já a FAPEPE (de Presidente Prudente/SP) montou uma exposição aberta ao público sobre as formas de combate e prevenção à dengue, enquanto a ESEFAP, de Tupã/SP, prestigiou envento sobre doação de órgãos.

“Para que possam fazer parte de qualquer programa (seja nosso ou mesmo governamental) de incentivo ao ingresso em uma de nossas faculdades, nossos alunos se comprometem a realizar o que chamamos de contrapartida social. Por isso, é com muita satisfação que percebo que nosso propósito já faz parte também do dia a dia de estudantes e professores. Para nós, o social é sempre o diferencial”, salientou o presidente da UNIESP, Dr. Fernando Costa.